Majlis Al Jinn está localizada numa área remota do planalto Selma a 1.380m acima do nível do mar, no Sultanato de Omã, 100 km ao sudeste de Muscat. A caverna possui uma única câmara, medindo cerca de 310m por 225m, com um teto abobadado de 120m de altura e três entradas no topo. O teto da caverna tem apenas cerca de 40m de espessura sobre a maior parte da caverna. A parte mais profunda da caverna tem 178m abaixo do topo da maior entrada.
As entradas da caverna foram descobertas em junho de 1983 pelos norte-americanos Don W. Davison Jr. e sua esposa, Cheryl S. Jones. Até recentemente não havia uma maneira de chegar à caverna de carro. Agora, a caverna pode ser alcançada por uma estrada ruim, que exige tração nas quatro rodas.
A água que entra na caverna acumula na parte mais baixa do chão, então lentamente se infiltra ou evapora. Enquanto a temperatura da superfície pode ultrapassar os 40 ° C, a temperatura do ar na câmara é uma constante 17-18 ° C. O acesso à caverna é apenas por meio de uma descida livre de uma das três entradas verticais no teto. As profundidades de entrada são: Gota de Cheryl - 158,2 metros. Asterisk - 139,6 metros. Gota primeiro - 118,0 metros.
