A comida Oriental é uma ótima opção para quem quer se manter saudável. Como boa parte dos pratos se serve frios e crus, muitos acham que não engordam e por isso podem comer à vontade! Claro que é mais saudável comer 600 calorias de sushi e sashimi do que um hambúrguer de carne, mas, dependendo da quantidade consumida, os dois engordam igual. Sem contar com as versões empanadas (hot roll), os que levam molho tarê (molho delicioso, a base de açúcar e shoyu).
Os peixes além de ser fonte de ômega-3 (importante na prevenção das doenças cardiovasculares), fornecem proteína de alto valor biológico, zinco, ferro, cobre e vitaminas do complexo B. Os peixes gordos como o atum, o salmão, a cavala, a sardinha, a truta, o arenque e as anchovas ainda são ricos em vitaminas lipossolúveis (A e D), fundamentais para a absorção e fixação do cálcio aos ossos, e contém elevados teores de iodo, mineral essencial ao bom funcionamento da tiroide. As algas e os vegetais crus contêm fibras, vitaminas e minerais que auxiliam na função intestinal. O gergelim, encontrado em muitos destes pratos contém cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B.
Se quiser preparar seu próprio sushi em casa, saiba que não pode usar qualquer tipo de peixe e deve procurar por peixes específicos, adequados para serem consumidos crus. Peixes de água doce não são adequados para serem consumidos crus.
