Noronha é considerado um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo, com temperatura da água de aproximadamente 26ºC e com visibilidade de até 50 metros, e é um dos mais belos parques marinhos brasileiros.
O arquipélago tem uma grande variedade de pontos de mergulho: Buraco das Cabras, Caieiras, Caverna da Sapata, Laje Dois Irmãos, Macaxeira e Pedras Secas, são apenas alguns. Por isso as Operadoras de Mergulho da área oferecem opções de passeios para mergulhadores de todos os tipos, desde aqueles bem experientes a aqueles sem muita ou nenhuma experiência. Todas com profissionais experientes e capacitados no planejamento e a organização dos passeios para garantir a segurança dos mergulhadores. São oferecidos dois tipos de mergulho: o autônomo, feito com cilindro de ar, e o livre, que pode ser de apneia ou de reboque. Onde o mergulho de apneia é feito apenas com óculos, snorkel e nadadeiras. Já o de reboque um barco puxa por uma corda o mergulhador que vai planando dentro d’água e aproveitando, sem esforço, os encantos naturais do mar de Noronha.
No mergulho são encontrados: Arraias manteiga; Cardumes de Xira; Peixes cirurgião, Barracuda, Donzela de Rocas, baiacu; Tartarugas verde; e até Tubarões Lixa.
