Com uma área de 843.000 hectares, é o quarto maior parque brasileiro e fica situado no extremo Oeste do Acre, abrangendo os municípios: Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, Porto Walter e Rodrigues Alves, e é o ponto mais Ocidental do País. O local é de difícil acesso e a infraestrutura para o turismo na região não é tão desenvolvida. O nome “Serra do Divisor” se deu por conta da serra ser a única cadeia de montanhas acreanas, e por ser o marco divisório das bacias hidrográficas dos rios: Ucayali (Peru) e Juruá (Brasil).
A maior parte de seu território encontra-se incrivelmente preservada, pela às dificuldades de acesso impostas pela geográfica da região. Há registros da existência de fósseis nas margens do rio Juruá, tanto na área do Parque como na margem direita.
A vegetação predominante é a floresta tropical aberta. Uma das maiores e principais atrações do parque é o Rio Moa, mas o parque também conta o rio Juruá, um dos principais afluentes do Rio Amazonas, assim como o planalto composto pelas Serras da Jaquirana, do Joá-Mirim e Rio Branco.
